Sucesso profissional - resultado de talento ou de muito "suor"?

07/08/2012 15:10

Sucesso profissional - resultado de talento ou de muito "suor"?

Muito se fala acerca de como obter sucesso. Sucesso na vida pessoal, profissional, amorosa, familiar, etc.
Quando olhamos para as pessoas de sucesso, a tendência é achar que o sucesso delas é resultado de aspectos individuais, como a personalidade, a garra e a inteligência, com certeza esses aspectos são importantes, mas será que isso basta?
Se pensarmos na formação da vida, podemos dizer que a nossa primeira grande vitória é conseguirmos ser o primeiro a chegar à luta pela fecundação. Portanto, o ato de nascer é a nossa primeira grande conquista. No entanto, no caminhar da nossa existência nem todos sobreviverão e muito menos chegarão ao topo. E porque isso acontece? Ou melhor, o que leva uma pessoa a ter mais sucesso que outra na busca dos seus objetivos de vida?
Uma coisa é certa, ninguém alcança o sucesso sozinho. Se olharmos a trajetória de pessoas que são referência em destaque profissional, vamos identificar alguns outros fatores, que estão além das características de personalidade, como:
• Situações e oportunidades
• Apoio da família
• Condições de se preparar
• Prática e muito trabalho
• E sorte, com certeza.
Alguém já disse: “Milagres não caem do céu”. Pensando na esfera profissional, isso é cada vez mais evidente. Para sobreviver e fazer a diferença num mundo competitivo e cada vez mais diversificado, o fazer além do “bem feito” faz a diferença. Pois fazer bem feito, já é o esperado. Mas... O que é este “fazer além do bem feito”? É surpreender, é se tornar referência, é inovar, é aguçar a curiosidade dos que estão ao seu redor.
Num universo povoado por diversos quocientes (QI – Quociente de Inteligência, QE – Quociente Emocional, entre outros), surge agora o QS – Quociente de Sucesso, que diferente do QI, pode ser melhorado.
Entendendo o QS: É definido como a soma de qualidades ligadas a atitudes, valores e maneira de levar a vida. Como não são condições diretamente ligadas a aspectos genéticos, podem ser desenvolvidas e melhoradas pelo “querer” do indivíduo. Os elementos que compõem o QS podem ser definidos como:
Prioridades – Estabeleça prioridades na sua vida. Visualize a sua missão de vida e priorize o “como” chegar lá. Isso lhe dá um “norte” e favorece colocar foco para as suas ações.
Aprendizado – Cada dia que passa é uma oportunidade de aprender algo novo. É possível aprender no dia a dia, prestando mais atenção ao que está ao seu redor. Leia jornais, revistas, livros, leia cultura geral e também sobre coisas que podem afetar a sua carreira e a sua vida como um todo.
Atitude faz muita diferença – “Se você acredita que pode, tem razão. Se acredita que não pode, também tem razão” A base deste ditado é o que chamamos de atitude. Seja tenaz e perseverante. Trabalhe a sua resiliência. Acredite que 2+2 = 5. Lembre-se que estar com pessoas positivas também abre a sua mente para explorar novas possibilidades.
Não tenha medo do fracasso – O pior fracasso é o não tentar, pois você nunca saberá como seria se tivesse feito. Quantos tombos de bicicleta você levou para conseguir andar? Fracassar também é aprendizado.

Trabalhe duro – Leia sobre Bill Gates, Einstein, Mozart, Machado de Assis, Madonna, todos perfeccionistas obsessivos. Ninguém alcança a glória sem esforço árduo.
Aproveite as oportunidades – “A oportunidade é um bichinho com orelhas e sem cauda”. Se não pegar quando ela está na sua frente, poderá não ter uma segunda chance.
Prepare se – Estude, se aperfeiçoe, pratique, treine muito. Identifique seus pontos fortes e otimize-os. Identifique seus pontos fracos e trabalhe neles.
Faça o que você gosta – Procure fazer o que tem a ver com você. Se olhar à sua volta no local de trabalho, verá que as pessoas mais entusiasmadas com o que fazem são aquelas que realmente se identificam com as suas atividades. Quem ganha os melhores projetos? Quem é promovido? Existe um ditado que diz: “Se você gosta do que faz você não trabalha, se diverte.” E , o melhor ainda é que colhe belos frutos.
Estar na hora certa, no lugar certo e ser a pessoa certa, também passa pelo fator sorte! Portanto, fique atento às circunstâncias favoráveis, conte com seu talento, trabalho árduo, e com ela, a sorte. Em último caso, faça ela acontecer!
Sonia Maria Vera Celestino