Você deve investir nas pessoas

06/12/2011 12:46

Dentre vários objetivos de uma empresa pode-se destacar que elas buscam: ter os melhores resultados, ao menor custo, com a melhor imagem no mercado, possuir a melhor linha de produtos e ou serviços, ser reconhecida como referencial (uma das melhores empresas para se trabalhar, uma das mais rentáveis, etc). Tudo isso é notório e sabido para qualquer indivíduo dentro de um ambiente organizacional. Porém, uma coisa que ainda assusta é perceber que dentre estas pessoas ainda há muitos chefes, gerentes, supervisores, empresários, coordenadores, encarregados, que desconhecem a origem para os resultados esperados de uma organização: as pessoas! Sim, pasmem! Ainda há muita gente que acredita que os resultados vêm pelo mercado, pelos produtos, pelas marcas, pela economia... E não pelos agentes que conduzem estes processos, os funcionários, colaboradores, associados, ou seja lá o nome dado a eles. Não estou querendo dizer aqui que itens como mercados, marcas, economia, etc não sejam fundamentais, mas só ressalto a hierarquia, onde a inversão de foco prioritário causa um enorme desgaste para que os resultados tão esperados tronem-se cada vez mais distantes, penosos e vistos como algozes.  As pessoas, aquelas que trazem os resultados, são colocadas em segundo plano.

Certa vez ouvi de um gestor que “na verdade só continuaria investindo em treinamento, pois a sua franquia máster exigia, que este não era o seu foco”. Bem, os treinamentos continuavam, mas o desempenho da sua equipe era sofrível, mesmo tendo conhecimentos técnicos e comportamentais trabalhados constantemente, nada era absorvido nem colocado em prática. E onde estava o foco para tal desempenho? Na liderança, pois se eles não acreditavam na capacitação, no desenvolvimento das pessoas como ferramenta para alavancar resultados, realmente não acontecia.  Vale ressaltar que esta empresa está situada em uma região bem desenvolvida, com um mercado pujante, em ascensão, o produto que eles representam tem uma excelente aceitação. E qual deve ser o foco desta empresa, mesmo??? Em contrapartida, outra empresa que representa o mesmo produto, do mesmo fabricante, que está em uma área geográfica adversa, sem as mesmas oportunidades, sem uma demanda crescente, vem alcançando resultados muito bons após o investimento constante no desenvolvimento das suas equipes e principalmente na capacitação e trabalho na formatação das crenças dos líderes. “Quando uma crença é repetida, se difunde e adquire o estado de conhecimento (...) Nós experimentamos o que experimentamos de acordo com nossos julgamentos, que são as crenças através das quais filtramos nossas percepções.” Harry Palmer.

De forma simplória, podemos perceber o quão é valiosa e representativa uma crença e o investimento nas pessoas para se alcançar os melhores resultados. Outro exemplo muito interessante são os atletas olímpicos, que passam, no mínimo, quatro a oito anos se preparando, treinando constantemente, It's also their commitment to their sports and, perhaps most important, the way they train.com compromisso e, talvez mais importante, treinando da maneira correta. Muitos atletas planejam seus treinamentos com até quatro anos de antecedência para se certificar de que eles atinjam metas de desempenhos específicos para alcançar os resultados esperados. Para certificar-se que atingem seus alvos, muitos atletas freqüentemente se reúnem com equipes de nutricionistas, fisiologistas do exercício, especialistas em medicina esportiva e treinadores  para discutir os seus pontos fortes e fracos e, consequentemente, ajustar suas dietas, sobrecarga e técnicas de recuperação. If, say, an athlete's body composition doesn't measure up to standard, more fitness sessions will be added to their schedule, Bamel says. Dentro disto, voltemos a nossa realidade organizacional, onde prevalece a cultura de que o profissional vá para o mercado e traga o resultado, que “aprenda” lá fora e faça os devidos ajustes posteriormente, no decorrer do tempo. Isso é quase suicídio, há um enorme dispêndio de tempo, dinheiro, expectativas e vida neste modelo. É preciso mudar o modo de pensar e agir, é fundamental investir no treinamento constante dos profissionais, sejam de vendas, administrativo, logística, tecnologia, operacionais, dentre outros. Eles precisam se preparar como os atletas olímpicos, treinar, treinar, treinar... E constantemente ser avaliado e orientado por outros profissionais para que possam vir a ajustar os seus resultados atuais àqueles esperados pela empresa e por ele mesmo.

Toda esta reflexão é para colocar em xeque a necessidade de se alinhar os resultados esperados com a valorização e desenvolvimento das pessoas. Para ser exemplo de bons resultados, satisfação, entre outros, é preciso investir e muito nas pessoas, acreditar no potencial de cada uma nas suas contribuições espíritos mais nobres, no seu comprometimento consigo e com a organização. É um logo caminho a se percorrer, que pode ser muito prazeroso e frutífero. Aposte, invista nas pessoas, o seu resultado será garantido.

Alexandre Dantas