Treinar pra que?

16/05/2012 09:48

 Treinar pra que?

Falar em treinamento em muitas empresas, principalmente nas pequenas e médias, resulta no seguinte questionamento: Treinar? Pra que? O interessante é que esta pergunta parte do empresário, que a princípio visa tão somente os resultados a curto prazo (esquecendo-se, ou ignorando que a médio e longo, pela falta de treinamento perderá muito mais), além de temer estar preparando-o para a concorrência,  e pelo colaborador, que muito preocupado em mostrar e entregar resultados, negligencia a sua necessidade constante de aperfeiçoamento.

Este pensamento, de ambos, é uma verdadeira catástrofe. Desta forma se aumentará a quantidade de funcionários medíocres e daqueles bem abaixo da média. Sempre estamos, direta ou indiretamente, treinando nossa equipe, mas se mativermos um programa bem elaborado, calcado em diagnósticos pertinentes e interligados ao planejamento estratégico da empresa, a possibilidade de insucesso tende a minorar sensivelmente.

Cada empresa lida com a sua especialidade, e para que obtenha sucesso atuando na sua área é preciso que tenha os melhores profissionais, mais bem treinados, e não da maneira inconsistente e arbitrária que se vê por aí. Como cada empresa tem seu foco, e seu pessoal é preparado para atingi-lo, vamos refletir sobre algo: se desejamos um serviço de encanamento, contratamos especialistas na área, se queremos investir em seguro, contatamos um corretor e por aí vai... E quando vamos treinar a nossa equipe, por que não contratamos especialistas em treinamento?

Volto a reforçar, qual o maior patrimônio de uma empresa? Ora, são as pessoas, e não há dúvida quanto a isto, haja vista estarmos na era do conhecimento e quem o produz, e transforma-o em resultados são, unicamnete, as pessoas. Quem vende seus produtos? Quem presta os serviços da sua empresa? Quem opera as máquinas da sua indústria? Quem leva o produto ao consumidor final? Quem???

Conhecimento é algo pessoal, do que quando absorvemos fica conosco para sempre. Todo colaborador deve ter a consciência de que o aprendizado lhe é um bem, lhe pertence para sempre, e que o maior beneficiado com um programa de treinamento é ele mesmo. E esta é uma responsabilidade do líder, de ajudar ao seu liderados a se desenvolver cada vez mais, lembrando que as três funções primordiais do líder é: ensinar, acompanhar e elogiar.

Precisamos treinar para enfrentar situações diversas, desde as mais comuns do cotidiano até àquelas que nos fogem ao domínio, as famosas “situações imprevisíveis”. Precisamos treinar para alcançar a excelência, para darmos mais sentido ao que fazemos. Enfim, treinar é um excelente investimento, é vantajoso para todos,o empresário tem melhores resultados, uma equipe mais motivada e com melhores resultados, o que reflete em menores custos e maiores receitas. O funcionário sente-se mais valorizado, fica mais bem preparado e contribui com o melhor de si.

Invista certo em treinamento e obtenha resultados extraordinários. Caso tenha “caído a ficha” para você da importância do treinamento e queira obter melhores resultados, entre em contato comigo, terei o maior prazer em lhe apresentar uma proposta de investimento com resultados garantidos. Eu também estou neste processo contínuo de treinar, treinar, e aprende a aprender, sempre.