Seja Honesto

21/01/2013 21:20

 

Certa feita, um príncipe decidiu casar-se. Para escolha da sua pretendente foi feita uma grande divulgação e permitido que todas as mulheres que pretendessem se tornar a princesa, futura rainha, se candidatasse. Foram muitas as inscritas, praticamente todas as mulheres solteiras do reino colocaram seu nome para o “concurso”onde o príncipe iria escolher a suas futura rainha. Depois de meses de análise de cada perfil, o príncipe, apoiado por uma grande equipe chegou à conclusão de quais seriam as finalistas. Cinco sortudas foram contempladas, pois se encaixavam perfeitamente dentro das expectativas do nobre.

Agora sim, pairava sob a cabeça do príncipe a dúvida, a indecisão, pois todas eram belas, educadas, inteligentes, e encantavam a ele. Para decidir qual seria, ele quis avaliar um quesito fundamental , pelo qual prezava e muito.

O futuro rei convocou as futuras princesas, e entregou a cada uma cinco sementes de girassol e disse-lhes:

-Vão, e somente voltem aqui daqui há cem dias, pois neste período os girassóis já devem estar carregados com seus grãos e sua floração deve estar vistosa, tragam-nos em um belo vaso.

Durante 100 dias, as cinco belas pretendentes ao trono após o plantio dos girassóis no vaso, cuidaram das plantas para mostrar ao príncipe. Porém, dentre elas uma não conseguiu de forma alguma fazer com que nenhum girassol germinasse. As demais estavam com belos espécimes, cada um mais exuberante que o outro.

No dia combinado, todas levaram seus vasos com as plantas para o príncipe, inclusive a que não conseguiu fazer com que ele brotasse, ela levou apenas o vaso com terra e as sementes plantadas. As outras quando viram, começaram a sorrir e ele ficou desiludida ao ver as demais com girassóis tão bonitos nos seus vasos.

Ao vê-las, o príncipe apontou para a que trazia o vaso sem nenhuma planta e disse:

-Você, aproxime-se.

Ela chegou, tímida e muito envergonhada. O príncipe continuou:

- Seu vaso está sem nenhum girassol, o que aconteceu?

-Alteza, sinto muito decepcioná-lo, mas as minhas sementes não germinaram. Acompanhei-as dia e noite por longos cem dias e não houve nenhum progresso.

O príncipe olhou-a nos olhos, e disse:

-Acredito em você, e por isso serás a minha escolhida, a futura princesa que passará o resto da vida ao meu lado.

Ao ouvir tal pronunciamento, as demais começaram a reclamar quando o príncipe interveio de imediato:

-Chega! Não adiante reclamarem, é com ela que irei casar-me pois ela mostrou-me a maior virtude que uma pessoa pode ter: a honestidade!

Imediatamente as demais calaram-se e o nobre continuou:

-A cada uma de vocês entreguei cinco sementes de girassol, porém todas eram sementes estéreis, não tinham como germinar de forma alguma, e vocês trapacearam, tentaram levar vantagem sobre as demais, simplesmente não foram verdadeiras.

Bem, esta fábula serve para enaltecer algo que ultimamente anda escasso entre nós, a honestidade, falar a verdade... Seja honesto, sincero e verdadeiro! Se você é líder, chefe, gestor, empregado, haja corretamente, cumpra com o que foi acordado, sempre diga a verdade, por mais que ela doa ou seja difícil. Faça-o! Entregue mais do que é pago para fazer, assuma mais responsabilidades, aprenda a respeitar e honrar seus compromissos e a as pessoas que estão em volta de você.

Acredite, assim se vai longe. Pense nisso.

Alexandre Dantas