O que fazer para ter uma equipe mais comprometida?

09/01/2013 12:02

 

O que fazer para ter uma equipe mais comprometida?

Em mais uma pesquisa realizada no site da ads – desenvolvimento de pessoas, através de enquete, ao perguntarmos sobre o que fazer para que a equipe torne-se mais comprometida, obtivemos as seguintes respostas:

·         51% investir em treinamento

·         21% dar mais perspectivas de crescimento e desenvolvimento

·         12% manter um bom clima organizacional

·         12% melhorar a comunicação interna

·         3% aumentar salários

Fica claro que uma das maiores preocupações dos gestores está em ter as equipes mais preparadas, investindo muito mais em treinamento e gerando mais perspectivas de crescimento e desenvolvimento. Os demais focaram no estabelecimento de um bom clima organizacional e na melhora da comunicação interna, enquanto que o aumento de salários ficou em último lugar no que se refere a gerar maior comprometimento.

Fazer com que a equipe esteja cada vez mais comprometida é um dos maiores desafios de gestores e organizações. A busca incessante por profissionais que se comprometam com a empresa, suas estratégias, além do seu desenvolvimento pessoal e profissional  faz parte do dia a dia das empresas “bacanas”. Pessoas comprometidas trabalham com prazer, têm senso de importância, assumem responsabilidade, estabelecem excelentes vínculos de relacionamento interpessoal, além de tronarem-se diferenciais. Uma das marcas das pessoas altamente comprometidas é o ímpeto de fazer acontecer, de não ficar esperando, de sempre fazer mais do que se espera ou do que fora paga para fazer, elas estão em constante desenvolvimento, assumem o papel de agente responsável pela sua vida, pelos seus resultados.

Estar comprometido é muito mais que estar envolvido, do que mostrar-se interessado, de ter obrigações, ou de ser responsabilizado. É fazer tudo com um toque especial, com muito tesão, paixão, amor ao que se propõe a fazer, é sempre buscar um algo a mais, procurando mostrar soluções inovadoras, diferentes, criativas e que tragam resultados extraordinários

Ter uma equipe comprometida é o desejo de reunir um time muito mais que envolvido, um time realmente apaixonado pelo que faz, que interage num ambiente saudável, inovador e extremamente produtivo. Conseguir uma equipe comprometida depende de vários fatores, dentre eles, podemos destacar sete itens fundamentais

1.    Primeiro: para comprometer quem quer que seja, você enquanto líder ou gestor deve estar cem por cento comprometido. Todos terão você como referencial.

2.     Saiba que o comprometimento está muito mais ligado à seleção e ao recrutamento das pessoas certas do que à motivação. Não basta ter alguém muito motivado para fazer algo, este deve ter a mínima competência para tal. Você colocaria na sua equipe o Fernando Alonso para disputar uma corrida de 100 metros e o Usain Bolt para pilotar a Ferrai num campeonato, por mais que os dois estejam motivados?

3.    Não basta ter uma equipe entusiasmada para gerar compromisso. Analise o desempenho, invista neste item, defina e informe o que se espera do colaborador.

4.    Estar comprometido é um exercício de criação de hábitos que gerem o compromisso não uma virtude do colaborador.

5.     Obtemos compromisso da equipe quando os seus membros fazem aquilo que realmente gostam.

6.    Faça com que todos se comprometam com os objetivos da organização tendo como foco principal a satisfação dos seus interesses próprios.

7.    Seja estratégico, desenvolva a habilidade de conhecer pessoas, de construir relacionamentos verdadeiros, e de ter muito claros os objetivos, metas e estratégias da organização, foque em treinamento e desenvolvimento da sua equipe dando para ela mais perspectivas de crescimento em um bom clima organizacional com uma comunicação eficiente.

Sucesso a todos nesta empreitada de fazer com que as suas equipes tornem-se cada vez mais comprometidas.

Alexandre Dantas