O Líder, por Peter Drucker

12/08/2011 09:03

O LÍDER, DEFINIDO POR PETER DRUCKER

O que é ser um líder? Porque ser um líder? Há a necessidade de um líder? Para tais questionamentos há uma série de opiniões. Peter Drucker, no seu livro ´Leader of Future´, como sempre, assertivo, amarra o assunto:

´Nas minhas andanças pelas mais importantes empresas do mundo, anotei quatro características que tipificam um verdadeiro líder:

*        A única definição correta que conheço para líder é TER SEGUIDORES. Muitas pessoas são pensadores; Outras são profetas; Claro que isso é importante. Mas, sem seguidores, falem o que quiser, não existem líderes.

*         O verdadeiro líder não é aquele que é amado ou admirado. É aquele que os liderados obedecem e fazem o que tem que ser feito. Popularidade não é sinônimo de liderança. Alcançar resultados, sim.

*         Líderes são transparentes. Em suas caminhadas deixam exemplos.

*        Liderança não são privilégios, títulos, e dinheiro. É responsabilidade.

*        Líderes não começam se perguntando ´O que eu quero?´, e sim, ´O que precisa ser feito?

*        Na seqüência emendam uma segunda pergunta ´Como eu deveria fazer o que precisa ser feito para que se torne uma vantagem efetiva?

*        Em nenhum momento perdem de vista a missão e objetivos da organização que lideram.

*        Líderes são pessoas tolerantes e capazes de conviver com pessoas de diferentes características, ou seja, não passam o tempo recrutando clones, cópias deles mesmos. Nunca se perguntam se gostam ou não gostam de uma pessoa. Concentram-se nos resultados que as pessoas são capazes de produzir. E aí sim, em relação a seus desempenhos são intolerantes.

*        Líderes não têm medo de seus liderados mais fortes e de grande talento. Apenas os valorizam e estimulam. Seguem a lição de Andrew Carnegie, e colocarão em seus túmulos o seguinte epitáfio: ´Aqui jaz um homem que sempre conseguiu atrair pessoas melhor que ele para trabalhar sob seu comando.

*        Líderes têm a coragem de se submeter ao teste do espelho. Estão conscientes e tranqüilos que a pessoa que vêem no espelho, todas as manhãs, é exatamente a pessoa que pretendem ser, que respeitam, e que acreditam. Além de um importante teste, a ´Prova do Espelho´ é um exercício fundamental para que não caiam nas tentações que estão sujeitos todos os que lideram. A de tomar decisões que agradam e garantem aplausos, e não as decisões que precisam ser tomadas.´