Adversidades

31/10/2011 11:38

O quociente de adversidade diz tudo sobre a sua capacidade de enfrentar os imprevistos. Use o bom humor e descubra oportunidades mesmo na adversidade
O americano Paul Stolz, presidente da consultora Peak Learning, passou 20 anos a pesquisar um assunto delicado: o fracasso profissional. Avaliou principalmente os motivos que levam profissionais brilhantes, inteligentes e sensíveis ao fundo do poço. Stolz descobriu que, na maioria dos casos, a dificuldade em lidar com adversidades é a grande vilã. Segundo ele, o sucesso está diretamente ligado à capacidade de enfrentar, processar e solucionar dificuldades que surgem inesperadamente na carreira ou na vida da pessoa. "Você pode ser brilhante no que faz e gerir muito bem as suas emoções, mas, se o seu mundo se desmorona quando se depara com uma situação adversa, estará a comprometer, certamente, o seu desenvolvimento profissional e pessoal ", afirma.

Conheço pessoas que ao se vêem diante de idéias, pensamentos ou assuntos contrários aos seus interesses, de imediato retrucam se aborrecem e as vezes tomam até atitudes agressivas.
As pesquisas de Stolz culminaram na criação de um novo conceito: o de quociente de adversidade (QA). O QA indica a sua capacidade para enfrentar dificuldades e imprevistos.

Por que é tão difícil lidar com a adversidade?

Hoje, mais do que nunca, os profissionais enfrentam testes constantemente. E a verdade é que não estão preparados para gerir adequadamente as situações. Perdem o controle e interpretam a adversidade como algo negativo e não como uma porta aberta para a criação de novas oportunidades.

A atitude mais poderosa que uma pessoa pode ter é tomar consciência do seu próprio QA., só então é possível mudar o seu comportamento. A segunda etapa desta batalha terá início quando você se deparar com a adversidade. Identifique a sua origem. O próximo passo é analisar qual será a interferência em outras áreas da sua vida. Avalie também por quanto tempo ela vai afetar a sua rotina. Por último, entre em ação. Procure informações adicionais para resolver a situação. Imagine o que acontecerá quando a adversidade tiver sido contornada. E o mais importante: responda de forma construtiva à situação. Procure as vantagens, que, embora nem sempre óbvias, existem.
Pessoas que sabem lidar com as adversidades, eu as chamo de alpinistas, pois utilizando-se das dificuldades, escalam a montanha da vida até atingirem o topo. Usam de ferramentas adequadas, tais como a inteligência, educação, diálogo e atitudes.
Se você conseguir trabalhar suas emoções, certamente compreenderá todos os aspectos evolutivos e positivos que a adversidade pode lhe proporcionar.
Rebater de imediato sem digerir o assunto é o pior que pode acontecer, pois ali pode estar a grande oportunidade para sua carreira ou para sua própria vida.

Mas como ensinar as pessoas a lidar melhor com a adversidade?

- A saída é educar os seus filhos desde pequenos para que possam encarar todos os tipos de adversidades. Você tem que os deixar enfrentar as dificuldades, ajudando-os a tomar consciência das adversidades. Deve esclarecer que muitas vezes eles poderão resolver situações aparentemente impossíveis. Mostre que há oportunidades nas dificuldades.

- Saiba que enfrentar as adversidades é uma forma de tornar as pessoas mais maduras. Uma pessoa que não enfrenta os imprevistos não pode ter um quociente de maturidade elevado e certamente agirá de forma incorreta