7 Tipos de Poder no Ambiente de Trabalho

01/01/2013 17:11

 

7 Tipos de Poder no Ambiente de Trabalho

Pessoalmente, acho que o estudo do poder fascinante. A definição no dicionário de poder é “uma pessoa ou coisa que possua ou exerça autoridade ou influência”. Então, em essência, quando usamos o poder, estamos utilizando a nossa autoridade para conseguir alguma coisa.Há uma frase de Margaret Thatcher, que diz:“O poder é como ser uma dama … Se você tem que dizer às pessoas que você é, você não é.”

Todo mundo tem poder. Todos. E, eu não acredito que o poder é uma coisa ruim. A questão é que tipo de poder uma pessoa tem e como alguém usa esse poder.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de poder encontrados no ambiente de trabalho:

 

  1. O poder coercitivo está associado com pessoas que estão em uma posição para punir outros. As pessoas temem as consequências de não fazer o que foi pedido deles;
  2. Poder de conexão é baseado em quem você conhece. Esta pessoa conhece, e tem peso na opinião de outras pessoas poderosas dentro da organização;
  3. Poder da expertise vem da experiência de uma pessoa (duh!). Isto é normalmente uma pessoa com uma habilidade aclamada ou valorizada;
  4. Uma pessoa que tem acesso a informações valiosas ou importantes possui o poder da informação;
  5. O poder legítimo vem da posição que uma pessoa detém. Isto está relacionado com o título de uma pessoa e responsabilidades de trabalho. Você também poderá ouvir isso se referir como poder posicional.
  6. As pessoas que são bem-queridas e respeitadas podem ter o poder da referência;
  7. Poder da recompensa está baseado na capacidade de uma pessoa dar recompensas. Estas recompensas podem vir na forma de missões de trabalho, horários, salários ou benefícios.

Agora, pare de ser modesto e pensar sobre si mesmo … Eu não tenho nenhum poder. Como você pode ver, existem muitas maneiras diferentes que o poder pode se manifestar. E por essa razão, é importante perceber que o poder existe em todos nós. É possível também que você tem diferentes tipos de poder com diferentes grupos ou situações.

Agora, os dois maiores erros que vejo as pessoas fazerem do uso do poder, são:

  1. Tentando usar o poder que elas não têm, e
  2. Usando o tipo errado de poder para alcançar resultados.

Para ajudar a identificar sua “zona de poder”, tome um momento e pense sobre como você tenta influenciar a ação dos outros. Você pode usar as descrições acima, como uma pseudo auto-avaliação. Avalie-se numa escala de 1-5 em cada um dos diferentes tipos de poder. Com 1 sendo nenhuma de suas características e 5 sendo bastante característico.

Este pode ser um exercício (desculpe o trocadilho) poderoso. Se você é honesto consigo mesmo, eu espero que você encontre um resultado útil. Não só pela maneira como você tende a usar o poder, mas na maneira como os outros usam o poder com você.

Fernando Landim