5 dicas de livros para 2015... vale à pena!!!

27/02/2015 16:43

"A terceira medida do sucesso”

Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, defende que o sucesso não se resume a dinheiro e poder, as duas "medidas" tradicionais. Sua tese é que existe uma terceira medida, o "desabrochar", que reflete a capacidade de viver o momento presente, escutar e respeitar o outro.

"É um olhar inovador e crítico sobre nosso modelo econômico de crescimento contínuo, de consumo, de nossos comportamentos", diz Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center.

O psiquiatra, palestrante e empresário Roberto Shinyashiki também recomenda o livro. "As pessoas muitas vezes se arrependem de terem feito escolhas que deixaram de lado aspectos prioritários da vida. Por isso Arianna nos convida a repensar o que é sucesso", diz Shinyashiki.

"A terceira medida do sucesso”. de Arianna Huffington (Sextante)

“Crescimento lucrativo”

Também autor do livro "Pipeline de liderança", o consultor Ram Charan mostra que há poucas diferenças entre a gestão financeira de uma multinacional e a de um pequeno comércio. Segundo Marie-Josette Brauer, do Innovation Coaching Center, qualquer que seja a complexidade da gestão, sempre é possível simplificar a análise, voltando aos fundamentos do negócio. "O livro parece técnico demais, mas é perfeitamente compreensível até para pessoas sem traquejo do vocabulário financeiro", diz ela.

“Crescimento lucrativo”, de Ram Charan (HSM Editora)

“Criatividade S.A.”

Escrito por um dos fundadores da Pixar, este livro "abre as portas" do famoso estúdio de animação. Segundo Marie-Josette Brauer, o leitor tem acesso aos princípios e os mecanismos que estruturam e preservam a criatividade da empresa. "Ao expor as dificuldades de conciliar forças artísticas com os imperativos comerciais, o autor propõe soluções para uma cultura criativa", afirma.

“Criatividade S.A.”, de Ed Catmull (Rocco)

“De Zero a Um”

Embora endereçado aos criadores de startups, o livro também permite uma reflexão sobre a criação de valores de forma geral. Afinal, você também pode ser um empreendedor dentro  de uma organização. Segundo Marie-Josette Brauer, o autor elogia o progresso vertical que consiste passar de zero a um. "Fazer pequenos progressos é melhor do que fazer coisas banais", afirma.

“De Zero a Um”, de Peter Thiel (Editora Objetiva)

"Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes"

De acordo com Celestino, da Alliance Coaching, muitas pessoas se frustram em suas carreiras por terem o olhar fixo nas adversidades. O mérito deste livro, segundo ele, é mostrar que a realidade pode entendida de forma mais profunda. "É uma reflexão importante principalmente para aqueles que sentem que estão em uma situação desfavorável na carreira", diz ele.

"Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes", de Malcolm Gladwell (Sextante)