10 melhores livros para a Liderança

18/11/2013 18:43

1) A Arte da Guerra, Sun Tzu

a-arte-da-guerra

Escrito no século IV a.C. pelo estrategista Sun Tzu, possibilita ao leitor vários conceitos sobre estratégia militar, a qual está sendo bastante utilizada no mercado. Muito recomendado no campo da Administração e do Marketing por tratar de tópicos de posicionamento de mercado e segmentação de produto de acordo com o cenário o qual você atua.

Recomendo ele para aplicar metáforas militares dentro do seu nicho de mercado, já que o livro é estruturado em experiências militares no campo de guerra, assim o mercado é adaptado para nossos dias através das técnicas de vendas e de estratégia.

 

2) Da Guerra, Clausewitz

8578272110

Outro livro sobre estratégia militar, Carl von Clausewitz foi um general da antiga Prússia, hoje Alemanha e ele escreveu este livro durante as Guerras Napoleônicas, quando a expansão francesa levou vários países a defender seu território ou a fuga dos governantes da Europa. Vide Portugal em 1808, que possibilitou com que a Família Real Portuguesa viesse ao Brasil com Dom João VI e abrisse os Portos às Nações Amigas e conseguido obter vários desenvolvimentos para a economia, possibilitando mais tarde com que seu filho, Dom Pedro I declarasse a independência do Brasil.

O livro trata de estratégias no campo também e é excelente para simular cenários de mercado e uso das táticas para conseguir persuadir seus clientes.

 

3) Teoria da Evolução, Darwin

livro-a-origem-das-especies-32474

Queria sugerir este livro que, já deve ser conhecido por você devido ao seu fator de estratégia e de resiliência, afinal fatores que lhe afetam hoje, vão ser desprezíveis amanhã. Imagine o Marketing Digital na década de 90 e hoje…Não havia Facebook nem Google Adwords, será que em 2020, eles serão o diferencial no seu posicionamento digital?

Vale a pena antecipar cenários e adaptar a sua própria evolução no mercado.

 

4) O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien

images

Cito-o aqui devido ao caráter motivacional e como estilos diferentes de liderança tendem a se complementar. J.R.R. Tolkien criou um mundo próprio com povos diferentes, com líderes com diferentes estilos e cada estilo influência sua sociedade.

Vale a pena conhecer para inclusive ter um pensamento holístico e fora da caixa, já que a imaginação e a criatividade hoje em dia são mais importantes para a inovação do que há anos atrás devido a velocidade que influencia as tomadas de decisão e as criações de produtos e serviços.

 

5) Bíblia, vários autores

biblia-sagrada-com-letra-maior-capa-dura-e-tamanho-grande_MLB-O-3502775829_122012

Pois é, o livro mais lido no mundo, é um clássico de lições sobre liderança já que é um livro histórico e mostra a evolução da humanidade. Rico em metáforas e personagens, percebe-se que vários povos tentaram a sua própria evolução saindo da sua zona de conforto, como as histórias de Abraão e Moisés.

O livro da Sabedoria de Salomão é utilizado dentro da Administração para transmitir mensagens de liderança e de como motivar seu público usando a perseverança e a resiliência como fatores de diferenciação. A própria história de Jesus Cristo é contada até hoje de diversas maneiras, além de ter influenciado best-sellershoje em dia que são vendidos mundialmente.

 

6) O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança, James C. Hunter

livro_o_monge_e_o_executivo-500x500

O conceito de Líder Servidor nasceu aqui e influencia até hoje o modelo de liderança servidora nas empresas. Estruturar um modelo assim não é fácil já que a liderança participativa é fadada a também ouvir os seus liderados, o que contribui para que críticas ao modelo atual sejam levantadas e a escuta ativa deve ser utilizada, porém poucos gerentes estão preparados para isso.

 

7) Pai Rico, Pai Pobre, Robert T. Kiyosaki, Sharon L Lester

pai_rico-robert-kiyosaki

Best-seller em Finanças Pessoais, o livro trata de duas diferentes lideranças: Pai Rico, Pai Pobre. Recomendo muito os livros do Kiyosaki devido ao seu fator diferencial de fazer você a pensar fora da caixa, além de ter me influenciado como empreendedor. A mudança do pensamento do líder deve ocorrer para que ele mesmo evolua e consiga passar essa mensagem aos seus liderados, por isso vale a pena ler não apenas esse mas os de toda a coleção.

 

8) Steve Jobs: A Biografia, Walter Isaacson

steve-jobs-a-biografia

Este aqui é fera! Eu adoro ler biografias. Essa do Steve Jobs é um prato cheio para quem gosta de entender melhor como a Apple foi fundada e como produtos revolucionários que mudaram a humanidade nasceram. O estilo de liderança de Jobs é bem conhecido como autoritário, irônico e extremamente controlador, mas isso o fez realizar coisas que ninguém havia conseguido antes, fortalecido pelo seu Campo de Distorção da Realidade.

 

9) Inteligência Emocional, Daniel Goleman

images (1)

Para entender melhor como interagir com o ser humano e liderar levando em consideração a empatia em sua comunicação, acho que isso resume bem este livro do Goleman. Ele usa casos clínicos de como uma frase mal empregada pode contribuir para uma total falha de comunicação e para o fracasso do seu objetivo. Vale a pena a leitura inclusive porque ele é psicólogo e traz uma abordagem bastante rica daquela área de expertise.

 

10) Armas da Persuasão, Robert B. Cialdini

as-armas-da-persuasão

Gatilhos mentais são utilizados dentro das vendas e você nem imagina como. Este é um dos livros que afeta a maneira como você enxerga o seu serviço no Marketing Digital e como você pode crescer seu portfólio através de técnicas mais profissionais de vendas com o seu público alvo, influenciando sua liderança e sua autoridade no seu nicho de mercado.