A Excelência está nas Pessoas

07/11/2011 16:38

Com os Avanços tecnológicos, a função do homem passou a ser uma mão que conduz instrumentos, máquinas, computadores ou que aciona o botão de um robô. Evidentemente, a evolução da tecnologia é um fator benéfico à sociedade, mas o que foi esquecido é que essa "mão condutora de máquinas", é também um ser ativo e pensante, uma força motriz e que precisa de estímulos e motivação.
É o valor de cada indivíduo que vai agregar riqueza a uma empresa, o funcionário está no mais alto grau de importância. As organizações são compostas pela soma de seus colaboradores; as pessoas cada um com suas capacidades, habilidades e características são a alma da empresa. Nenhum patrimônio construído pode ser maior que o patrimônio humano, pois é ele que edifica a organização, são as pessoas com o seu talento, criatividade, motivação e comprometimento e todas as outras características que fazem com que a empresa avance nos seus objetivos.
O fator humano, considerando cada individuo, seus valores, crenças e conhecimento, precisa ser avaliado, trabalhado, o que faz do setor de recursos humanos, uma área de suma importância e relevância para as organizações. O chamado RH é, portanto, o responsável por ouvir dos empregados todas as carências, reclamações e dificuldades.
Qualquer empresário que quiser obter sucesso em seus negócios, em todos os sentidos, é no ser humano que deve investir, porque ele é a origem de todo o processo de mudança, desde o trabalho no "chão de fábrica" até a presidência da empresa.
Devemos nos direcionar a uma busca pelo aperfeiçoamento diário, pois estamos vivendo um momento, onde grande preocupação com a melhoria continua para garantir a permanência no mercado.
O sucesso de uma organização é o reflexo das pessoas que a compõem, pois se as pessoas são excelentes as empresas são excelentes. A excelência está nas pessoas.

Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática.
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.
Excelência, então, não é um ato, mas um hábito"
Aristóteles - 384-322 a.C.

 

Almeida, E. P. Capital intelectual - A nova vantagem competitiva das empresas..