Coaching

Alexandre Dantas - Professional Coach

Professional Coach Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, com formação e certificação internacional em Coaching, Professional Coach Certification (PCC), reconhecido pela International Association of Coaching, órgão internacional que regulamenta o uso e a prática de coaching nos Estados Unidos.

 

 

Analista Disc em Assessment. Hoje, 98% dos processos de Coaching são iniciados com uma ferramenta de Assessment por ser mais mais pontual, confiável e aceito por diversas empresas que procuram desenvolver seus profissionais.

 

Agende a sua sessão: (71)9297-6257 / 8624-7705 / e-mail: aledansilva@yahoo.com.br

Coaching Pessoal - Life Coaching

O que é Coaching Pessoal?

O Coaching Pessoal é um processo onde o Coach (profissional), apóia o coachee (cliente) a alcançar suas metas, objetivos, a concretizar sonhos, projetos tais como: 

  • Processos de mudança.
  • Equilíbrio de vida pessoal e profissional.
  • Encontrar o propósito, a missão e a visão.
  • Viver as bases internas de um ser humano, potenciando-as.
  • Orientação profissional e de curso.
  • Superação de momentos “difíceis, de crise, obstáculos e desafios”.
  • Manejo adequado e efetivo do dinheiro.
  • Melhora de habilidades.
  • Manejo das relações a todos os níveis.
  • Entender e utilizar efetivamente as emoções.
  • Aumento da felicidade e procura de sentido.
  • Projetos de novos negócios, empreendedores

 

Como funciona?

O Coaching Pessoal é realizado em 10 sessões, sendo uma por semana com duração entre 1h a 1h30. Ao final de cada sessão é gerado um plano de ação com o objetivo de aproximar cada vez mais o cliente da sua meta.
O processo de coaching é apoiado por ferramentas, técnicas e metodologias reconhecidas internacionalmente, utilizadas pelo Coach (profissional), para que o Coachee (cliente) atinja os resultados.

Quem necessita do Coaching?

Qualquer pessoa que queira transformar sua vida de forma positiva, tendo um objetivo ou não, e que queira verdadeiramente alcançá-lo.
Todos que possuem metas, sonhos e objetivos e não ainda não sabem como alcançar, ou ainda não obtiveram sucesso em tentativas anteriores. 

Sendo este um objetivo realmente importante para você, o Coach será seu grande parceiro, um verdadeiro amigo da sua meta.

O que é Coaching?

Coaching

Há diversas teorias sobre a origem do termo “coach” no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês “coax”, que significa persuadir. O profissional de coaching atua como um estimulador externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o Coach (Profissional) acompanha seu Coachee (Cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para apoiar os seus clientes de Coaching (Coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Além dessa definição, há outras interpretações sobre a função, o comportamento e as características de um coach. Dependendo das circunstâncias, é possível que o coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender às necessidades de seus coachees. Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de coaching estão a complexidade da meta, os riscos de erro na realização da tarefa, o nível inicial de disponibilidade para o coaching por partes dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacitação para a tarefa e o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrado pelo coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching).

Algumas definições de coaching

Coaching é um processo com foco 100% em solução, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional. Sulivan França – Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.

O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Implica fornecer feedback, mas também usa outras técnicas, como motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicaram-se a uma determinada tarefa. Esse processo baseia-se em ajudar o coachee e se ajudar por meio de uma interação dinâmica – o coaching não depende de só uma pessoa que diz o que ou como fazer e que dá as instruções. Max Landsberg.

Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa. Sir Jonh Whitmore.

Desenvolve as habilidades e o conhecimento de uma pessoa para que melhore seu desempenho profissional, a fim de que sejam alcançados os objetivos da organização. Tem como propósito efetivar um alto nível de atuação e progresso no trabalho, embora também possa ser impactado na vida privada do indivíduo. Geralmente tem curta duração e focaliza habilidades e metas específicas. Marian Thier.

Na publicação norte-americana Coaching Insider, encontramos muitas outras definições, tais como as seguintes:

Forma de treinamento na qual o supervisor ou o gerente modela ou demonstra um comportamento ou tarefa e usa feedback para orientar o empregado enquanto ele pratica o comportamento ou realiza a tarefa.

É o processo de fornecer instruções, diretrizes, feedback e apoio a fim de aprimorar o desempenho e os resultados.

O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um bom desempenho.

Estratégia usada para ajudar o coachee a realizar plenamente seu potencial e atingir suas metas. O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcançá-las, implementando uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela. O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais.

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee. O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é, então, guiado e apoiado para efetuar as mudanças desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.

O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados. Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo.

O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.

O coach ajuda as pessoas a identificarem metas específicas e a alcançá-las mais rápida e facilmente. Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Coaching é um processo sistemático, colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados no qual o coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos. Serviço Psicológico de Coaching.

Autor: Sulivan França
Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.